sábado, 11 de dezembro de 2010

ESCREVER INCOMODA???Por Júlio César Zanluca em 02.12.2010

ESCREVER INCOMODA ...!?



Júlio César Zanluca - 02.12.2010



Pensar é mais fácil que escrever. Além disso, não incomoda quem age por simples interesses próprios.



Nos últimos 16 anos, os gastos públicos no Brasil dispararam – por causa dos juros dos títulos da dívida do governo, da corrupção e desperdícios, além da má gestão do dinheiro dos tributos.



Mas a contra-partida, a qualidade dos serviços públicos, é péssima. A maioria da classe média brasileira se vê obrigada a pagar plano de saúde, aposentadoria complementar, segurança privada e educação particular. Tais gastos, somados à tributação de mais de 40% que incide sobre suas rendas, dá a medida do sufoco dos trabalhadores e empreendedores.



Me admira o silêncio destes milhões de brasileiros. Deveriam exigir mudanças imediatas na condução das coisas públicas: imediata redução de tributos sobre rendas do trabalho e corte de incentivos fiscais a grandes corporações. Exigir moralidade na administração pública, com cadeia (sem fiança) para corruptos e diminuição dos gastos dos governos, em todas as esferas.



Estes assuntos incomodam, pois é fato que grande parte da classe média brasileira é avessa à participação nas coisas públicas. Mas, se não fizermos ecoar nossa voz, que legado deixaremos a nossos filhos? Uma Nação governada por picaretas que só atendem a interesses de seus soberanos senhores!



Enquanto as elites políticas e econômicas governam como querem, sem nenhuma oposição aos seus planos megalomaníacos, a população brasileira vive alienada das decisões que afetam o presente e o futuro de nossa Nação.



Neste contexto, escrever incomoda a todos que estão contentes com o atual estado de coisas. Gente que é governo, e gente acomodada, que vota em branco ou anula seu voto para “protestar”, quando na verdade apenas contribuem, com tais gestos, para a perpetuação dos malefícios que querem protestar.



Incomoda exigir dos senadores e deputados ética, transparência e imparcialidade em relação ao Executivo, pois dos milhares de e-mails que mandei escrevendo para esta gente, apenas alguns senadores, e pouquíssimos deputados, se dignaram a responder.



Pare de dar a desculpa que nada vai mudar. É claro que nada vai mudar se não agirmos, pois não espere mudanças espontâneas de comportamento das elites brasileiras!



Sem a pressão de quem trabalha e produz (que são, de fato, o cerne da Nação), nada irá mudar!



Há esperança – vide episódios anti-MP 232 (2005) e “xô-CPMF” (2007), em que associações de classe e a população empreendedora agiram no sentido de conter os excessos do Governo Federal.



Recomendo que você também escreva seus anseios, em blogs ou artigos – ou reproduza este artigos ou outros que abordam alertas quanto à estagnação de ideias e ações – motivando assim outros a participarem e agirem em prol do debate público.



Escrever incomoda, dá trabalho, mas é necessário para um futuro mais saudável de todos nós!



Sou cidadão brasileiro, contabilista, voluntário em causas sociais e mantenho um blog com ideias e percepções para quem quer fazer diferença na vida: www.zanluca.blog.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário